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Digite as letras?

11/01/08 | Comments Off on Digite as letras?

vivo torpedoPra enviar torpedos pelo site da vivo é preciso adivinhar que o “Digite as letras” significa na verdade “Digite os caracteres” (sem omitir numéricos).

Qdo a instrução já vem errada, quais as chances de ocorrer um erro?

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26/12/07 | Comments Off on <--[if IE 6]>

SUX!

Tipos Latinos

14/12/07 | Comments Off on Tipos Latinos

A terceira edição da Bienal Latino-Americana de Tipografia, a Tipos Latino, receberá as inscrições até o dia 15 de fevereiro de 2008. Os tipógrafos interessados poderão inscrever seus trabalhos nas modalidades “Design de fontes latino-americanas” e “Design com fontes latino-americanas”. Os projetos inscritos deverão ter sido publicados entre abril de 2006 e fevereiro de 2008.

Serão selecionados 70 trabalhos de desenvolvimento de fontes latino-americanas e dez projetos com uso de fontes latino-americanas. Os escolhidos participarão da exposição que irá compor o evento nas nove sedes da mostra.

A Bienal Latino-Americana de Tipografia ocorrerá, simultaneamente, no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela, entre os meses de abril e julho de 2008. O Paraguai entrará na lista como país convidado.

O evento pretende criar um espaço de celebração, estímulo e divulgação do design tipográfico desenvolvido na região. Com isso, será apresentado um ciclo de exposições, palestras, oficinas e visitas monitoradas.

Os trabalhos selecionados serão publicados no site e nos catálogos da bienal. O regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no site.

Quando: Até 15 de fevereiro de 2008
+ Informações: www.tiposlatinos.com

abas informam

13/12/07 | Comments Off on abas informam

UOL vídeos, em versão de testes, informa de forma divertida que terá novas opções

Estudos de Eye-Tracking: 23 lições práticas

27/11/07 | Comments Off on Estudos de Eye-Tracking: 23 lições práticas

Algumas conclusões adquiridas em pesquisas de Eye-tracking:

  1. Textos atraem atenção antes das Imagens. Maior parte dos usuários chegam em um site procurando por informações, não imagens.
  2. Inicialmente os olhos focam no canto superior direito da página.
  3. Usuários olham para o topo esquerdo e percorrem movendo para direita inferior no formato de um “F”. Certifique-se de que os elementos importantes estão localizadas nessas áreas-chave para manter os leitores envolvidos.
  4. Banners são ignorados. Geralmente mantém o foco por poucos segundos.
  5. Formatações enfeitadas são ignoradas. Usuários confundem com anúncios e acham que nestas áreas não irão encontrar as informações que ele precisa. Manter o site racional, sem extravagância para não confrontar com os elementos mais importantes.
  6. Mostrar números numericamente. São identificados muito mais rápido do que números por extenso.
  7. Tamanho das fontes influenciam no comportamento. Fontes menores aumentam o foco (específico) enquanto fontes maiores induzem a varredura dos olhos (geral). O uso adequado irá depender da necessidade.
  8. Usuários apenas olham para um sub-título se lhe interessar. Apenas inserir subtítulos para informações que possam ser relevantes.
  9. Pessoas geralmente percorrem até partes inferiores da página. Para tirar vantagem disto, pode-se oferecer algo que o prenda ao longo da página. Destaques ou listas com marcadores podem demostrar que as informações são facilmente achadas no site.
  10. Parágrafos curtos têm melhor desempenho do que longos. Informações devem ser concebidas para o curto tempo de atenção dos internautas. Mantê-las enxutas sempre que possível é fundamental.
  11. Formatos de 1 coluna fixam mais os olhos do que os de várias colunas. Não sobrecarregar o visitante com muita informação. Muitas colunas poderão ser ignoradas pelos usuários. Evitar ruídos com a simplificação realmente é melhor em alguns casos.
  12. Anúncios no topo esquerdo da página receberão maior atenção do olhar. Integrar anúncios no canto superior esquerdo aumentará sua visibilidade. Claro que não necessariamente serão clicados, portanto, não sacrifique o visual para ganhar visibilidade extra.
  13. Anúncios posicionados próximos ao conteúdo principal são vistos com mais frequência.
  14. Anúncios em texto foram intensamente mais vistos do que qualquer outro tipo testado. Não distraem e misturam-se com o conteúdo da página, são visualmente menos irritantes e mais aceitos.
  15. Imagens grandes chamam mais atenção. As pessoas se interessam mais pelas imagens em que podem ver detalhes e informações claras. A maioria dos usuários têm conexão banda-larga atualmente e não sentem receio em optar por ver imagens grandes.
  16. Imagens “limpas” atraem a atenção dos olhos. Obras de arte podem não atrair tanto o olhar das pessoas. Ao usar fotos de pessoas, prefira fotos limpas, de fácil compreensão. Inclusive, fotos com pessoas “reais”, e não modelos, têm melhor performance.
  17. Títulos direcionam os olhos. Primeiras informações buscadas pelos leitores ao longo da página.
  18. Usuários gastam muito tempo olhando para botões e menus. Por isso vale a pena dedicar tempo extra para garantir que serão bem concebidos, afinal, não só apresentam alto grau de fixação dos olhos, como também é um dos mais importantes elementos do site.
  19. Listas prolongam a atenção do olhar. Quebrar os parágrafos em listas mantém os usuários mais concentrados. Usar números ou marcadores para destacar as informações mais importantes torna o site mais fluente e facilita que o usuário encontre as informações que procuram.
  20. Longos blocos de texto são evitados. Estudos mostram que internautas não investem tempo lendo blocos longos, por mais relevante que possam ser. É preciso quebrá-los. em parágrafos menores, destacando áreas específicas.
  21. Formatação pode chamar a atenção. Diferenciar a formatação de um texto destaca uma determinada informação, porém use com moderação para não tornar a página difícil de ler.
  22. Espaço em branco é bom. Deixar áreas livres de qualquer informação, mantém as coisas simples e permite melhor acomodação visual.
  23. Ferramentas de navegação funcionam melhor quando posicionadas no topo da página. Torna a navegação fácil de encontrar.

Texto original: Scientific Web Design: 23 Actionable Lessons from Eye-Tracking Studies, de Christina Laun – Dica do Vitor Lourenço

Free Magenta

15/11/07 | Comments Off on Free Magenta

free magentaProtesto pelo livre uso do magenta, cor que uma empresa alemã de telefonia diz ter os direitos para peças de comunicação e têm aberto processos contra outras empresas que usam o magenta nas marcas.

tipografia no G!maps

11/11/07 | 1 comentário

Site que escreve texto usando elementos achados no Google Maps como tipografia para enviar cartões virtuais. ver

GeoGreeting

Colaboração – Se achar alguma “letra” no maps, pode enviar pra eles: geogreeting@gmail.com

Breathing Earth

7/11/07 | 1 comentário

Este site simula “em tempo real” a incidência de pessoas que nascem e morrem e também a quantidade de emissão de gás carbônico pelos países.
breathing earth

Interessante comparar que os EUA emitem 1000 toneladas de CO² a cada 5,4 segs., enquanto o Brasil a cada 1,7 min… kyoto now!

chega de minimalismo!

6/11/07 | Comments Off on chega de minimalismo!

Nada de área de respiro, ou espaços em branco, afinal, vc paga pelo layout e não pra deixar “em branco”!

o início de uma nova era!

MySpace Brasil

1/11/07 | Comments Off on MySpace Brasil

Em tempos de guerra (redes sociais), no ar o MySpace Brasil em vs. beta.
…mas sinceramente, o que quero mesmo é o meu Gmail novo !!! :D