Estudos de Eye-Tracking: 23 lições práticas
27/11/07 | Comments Off on Estudos de Eye-Tracking: 23 lições práticasAlgumas conclusões adquiridas em pesquisas de Eye-tracking:
- Textos atraem atenção antes das Imagens. Maior parte dos usuários chegam em um site procurando por informações, não imagens.
- Inicialmente os olhos focam no canto superior direito da página.
- Usuários olham para o topo esquerdo e percorrem movendo para direita inferior no formato de um “F”. Certifique-se de que os elementos importantes estão localizadas nessas áreas-chave para manter os leitores envolvidos.
- Banners são ignorados. Geralmente mantém o foco por poucos segundos.
- Formatações enfeitadas são ignoradas. Usuários confundem com anúncios e acham que nestas áreas não irão encontrar as informações que ele precisa. Manter o site racional, sem extravagância para não confrontar com os elementos mais importantes.
- Mostrar números numericamente. São identificados muito mais rápido do que números por extenso.
- Tamanho das fontes influenciam no comportamento. Fontes menores aumentam o foco (específico) enquanto fontes maiores induzem a varredura dos olhos (geral). O uso adequado irá depender da necessidade.
- Usuários apenas olham para um sub-título se lhe interessar. Apenas inserir subtítulos para informações que possam ser relevantes.
- Pessoas geralmente percorrem até partes inferiores da página. Para tirar vantagem disto, pode-se oferecer algo que o prenda ao longo da página. Destaques ou listas com marcadores podem demostrar que as informações são facilmente achadas no site.
- Parágrafos curtos têm melhor desempenho do que longos. Informações devem ser concebidas para o curto tempo de atenção dos internautas. Mantê-las enxutas sempre que possível é fundamental.
- Formatos de 1 coluna fixam mais os olhos do que os de várias colunas. Não sobrecarregar o visitante com muita informação. Muitas colunas poderão ser ignoradas pelos usuários. Evitar ruídos com a simplificação realmente é melhor em alguns casos.
- Anúncios no topo esquerdo da página receberão maior atenção do olhar. Integrar anúncios no canto superior esquerdo aumentará sua visibilidade. Claro que não necessariamente serão clicados, portanto, não sacrifique o visual para ganhar visibilidade extra.
- Anúncios posicionados próximos ao conteúdo principal são vistos com mais frequência.
- Anúncios em texto foram intensamente mais vistos do que qualquer outro tipo testado. Não distraem e misturam-se com o conteúdo da página, são visualmente menos irritantes e mais aceitos.
- Imagens grandes chamam mais atenção. As pessoas se interessam mais pelas imagens em que podem ver detalhes e informações claras. A maioria dos usuários têm conexão banda-larga atualmente e não sentem receio em optar por ver imagens grandes.
- Imagens “limpas” atraem a atenção dos olhos. Obras de arte podem não atrair tanto o olhar das pessoas. Ao usar fotos de pessoas, prefira fotos limpas, de fácil compreensão. Inclusive, fotos com pessoas “reais”, e não modelos, têm melhor performance.
- Títulos direcionam os olhos. Primeiras informações buscadas pelos leitores ao longo da página.
- Usuários gastam muito tempo olhando para botões e menus. Por isso vale a pena dedicar tempo extra para garantir que serão bem concebidos, afinal, não só apresentam alto grau de fixação dos olhos, como também é um dos mais importantes elementos do site.
- Listas prolongam a atenção do olhar. Quebrar os parágrafos em listas mantém os usuários mais concentrados. Usar números ou marcadores para destacar as informações mais importantes torna o site mais fluente e facilita que o usuário encontre as informações que procuram.
- Longos blocos de texto são evitados. Estudos mostram que internautas não investem tempo lendo blocos longos, por mais relevante que possam ser. É preciso quebrá-los. em parágrafos menores, destacando áreas específicas.
- Formatação pode chamar a atenção. Diferenciar a formatação de um texto destaca uma determinada informação, porém use com moderação para não tornar a página difícil de ler.
- Espaço em branco é bom. Deixar áreas livres de qualquer informação, mantém as coisas simples e permite melhor acomodação visual.
- Ferramentas de navegação funcionam melhor quando posicionadas no topo da página. Torna a navegação fácil de encontrar.
Texto original: Scientific Web Design: 23 Actionable Lessons from Eye-Tracking Studies, de Christina Laun – Dica do Vitor Lourenço