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Estudos de Eye-Tracking: 23 lições práticas

27/11/07 | Comments Off on Estudos de Eye-Tracking: 23 lições práticas

Algumas conclusões adquiridas em pesquisas de Eye-tracking:

  1. Textos atraem atenção antes das Imagens. Maior parte dos usuários chegam em um site procurando por informações, não imagens.
  2. Inicialmente os olhos focam no canto superior direito da página.
  3. Usuários olham para o topo esquerdo e percorrem movendo para direita inferior no formato de um “F”. Certifique-se de que os elementos importantes estão localizadas nessas áreas-chave para manter os leitores envolvidos.
  4. Banners são ignorados. Geralmente mantém o foco por poucos segundos.
  5. Formatações enfeitadas são ignoradas. Usuários confundem com anúncios e acham que nestas áreas não irão encontrar as informações que ele precisa. Manter o site racional, sem extravagância para não confrontar com os elementos mais importantes.
  6. Mostrar números numericamente. São identificados muito mais rápido do que números por extenso.
  7. Tamanho das fontes influenciam no comportamento. Fontes menores aumentam o foco (específico) enquanto fontes maiores induzem a varredura dos olhos (geral). O uso adequado irá depender da necessidade.
  8. Usuários apenas olham para um sub-título se lhe interessar. Apenas inserir subtítulos para informações que possam ser relevantes.
  9. Pessoas geralmente percorrem até partes inferiores da página. Para tirar vantagem disto, pode-se oferecer algo que o prenda ao longo da página. Destaques ou listas com marcadores podem demostrar que as informações são facilmente achadas no site.
  10. Parágrafos curtos têm melhor desempenho do que longos. Informações devem ser concebidas para o curto tempo de atenção dos internautas. Mantê-las enxutas sempre que possível é fundamental.
  11. Formatos de 1 coluna fixam mais os olhos do que os de várias colunas. Não sobrecarregar o visitante com muita informação. Muitas colunas poderão ser ignoradas pelos usuários. Evitar ruídos com a simplificação realmente é melhor em alguns casos.
  12. Anúncios no topo esquerdo da página receberão maior atenção do olhar. Integrar anúncios no canto superior esquerdo aumentará sua visibilidade. Claro que não necessariamente serão clicados, portanto, não sacrifique o visual para ganhar visibilidade extra.
  13. Anúncios posicionados próximos ao conteúdo principal são vistos com mais frequência.
  14. Anúncios em texto foram intensamente mais vistos do que qualquer outro tipo testado. Não distraem e misturam-se com o conteúdo da página, são visualmente menos irritantes e mais aceitos.
  15. Imagens grandes chamam mais atenção. As pessoas se interessam mais pelas imagens em que podem ver detalhes e informações claras. A maioria dos usuários têm conexão banda-larga atualmente e não sentem receio em optar por ver imagens grandes.
  16. Imagens “limpas” atraem a atenção dos olhos. Obras de arte podem não atrair tanto o olhar das pessoas. Ao usar fotos de pessoas, prefira fotos limpas, de fácil compreensão. Inclusive, fotos com pessoas “reais”, e não modelos, têm melhor performance.
  17. Títulos direcionam os olhos. Primeiras informações buscadas pelos leitores ao longo da página.
  18. Usuários gastam muito tempo olhando para botões e menus. Por isso vale a pena dedicar tempo extra para garantir que serão bem concebidos, afinal, não só apresentam alto grau de fixação dos olhos, como também é um dos mais importantes elementos do site.
  19. Listas prolongam a atenção do olhar. Quebrar os parágrafos em listas mantém os usuários mais concentrados. Usar números ou marcadores para destacar as informações mais importantes torna o site mais fluente e facilita que o usuário encontre as informações que procuram.
  20. Longos blocos de texto são evitados. Estudos mostram que internautas não investem tempo lendo blocos longos, por mais relevante que possam ser. É preciso quebrá-los. em parágrafos menores, destacando áreas específicas.
  21. Formatação pode chamar a atenção. Diferenciar a formatação de um texto destaca uma determinada informação, porém use com moderação para não tornar a página difícil de ler.
  22. Espaço em branco é bom. Deixar áreas livres de qualquer informação, mantém as coisas simples e permite melhor acomodação visual.
  23. Ferramentas de navegação funcionam melhor quando posicionadas no topo da página. Torna a navegação fácil de encontrar.

Texto original: Scientific Web Design: 23 Actionable Lessons from Eye-Tracking Studies, de Christina Laun – Dica do Vitor Lourenço

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