busca nossa de cada dia, nos dai hoje…
30/01/08 | 1 comentárioUm post interessante “Google is the new http://” diz que ao vermos os principais resultados de buscas feitas no google, encontramos no topo nomes familiares como ebay, amazon, facebook, etc. Estes termos são digitados por pessoas que não estão fazendo uma busca necessariamente, mas usando o Google como ‘campo de endereço’.
Uma prova disso é que ‘google’ está entre os 6 termos mais procurados, o que não faria o menor sentido: ‘buscar’ um site através dele mesmo. Ou seja, essas pessoas não estavam ‘procurando o site do google’ mas sim, navegando na internet, e para isso, partindo de onde estão mais acostumados.
Lembro que inicialmente fui deixando de digitar no campo “endereço” para cada vez mais utilizar o campo menor ao lado (firefox), do Google, mesmo sem a intenção de fazer uma “busca” efetivamente.
Esse comportamento é cada vez mais comum, de forma que atualmente os desenvolvedores já perceberam isso e ao digitar uma url ‘inexistente’ no campo endereço dá pra perceber (no canto inferior esquerdo) que o google entra na jogada durante o “localizando”.
Hoje já não costumo mais digitar os endereços completos para visitá-los, como por exemplo p/ acessar o site www.caixa.gov.br, digito no campo endereço apenas “caixa economica”, que já redireciona diretamente para primeiro endereço: “I’m Feeling Lucky”.
A questão é que utilizar o google como intermediário passa a ser muito mais prático, uma vez que não preciso ter certeza se o site da caixa é .gov .net .etc. e ainda serei corrigido se digitar alguma coisa errada com pressa.
Outra feature em que a caixinha de busca ganhava pontos sobre a de endereços era o auto-suggest, que na busca eram oferecidas sugestões da web enquanto na de endereços as sugestões se limitavam a endereços previamente visitados (isso c/ o histórico intacto). Essa funcionalidade percebi q já foi incluída no firefox 3 desde o beta (se isso já tem há tempos em outros navegadores não fui atrás).
Essa integração facilita muito e, no final das contas, economiza um tempo valioso.
30/01/08 às 7:56 pm
Bom post!