dialética





artigos


logolicia é peixe grande!

5/11/09 | 1 comentário

O logolicia, desenvolvido por mim e pelo Marcello Manso, foi o vencedor deste ano no quesito interatividade :)

peixe grande

O Peixe Grande é um concurso de sites criado em 2004 pela Arteccom, editora da Revista Webdesign, com o objetivo de descobrir, divulgar e premiar novos talentos e empreendedores que estão conquistando o mercado digital brasileiro.

Dessa forma, o concurso Peixe Grande incentiva o aumento da qualidade dos websites brasileiros e ajuda na ascensão dos nossos profissionais na rede.

www.peixegrande.com.br/regulamento.pdf

» Post no blog da Arteccom sobre o evento

» fotos no flickr.

Entrevista sobre o site, enviada aos editores:

De que forma os conceitos de usabilidade foram aplicados neste projeto? Como você procurou avaliar a usabilidade deste projeto?

A interface do logolicia tem como objetivo “mostrar logos” + “enviar logos”, assim, buscamos torná-los o mais óbvio possível. Deixamos isso tão gritante que se refletiu de forma divertida na interface.

A interface mantém o conteúdo (logos) em primeiro plano. Não apresentamos nenhum texto introdutório, nem mesmo um menu, que pudesse dispersar a experiência de “ver logos”. Ao entrar no site e rolar a página é possível apreciar e avaliar 32 logos de uma só vez.

Em sequência à galeria, o site se encerra na área de “envio de logos”, onde incentivamos o visitante a também enviar alguns trabalhos. A interface dessa área é o grande triunfo do site, uma vez que deixamos muito claro (com uma seta enorme) que é por ali que se aparece na galeria, além disso, os elementos de interface não deixam dúvidas do que é preciso ser feito para participar – vide o tamanho do botão enviar :)

A comunicação clara e focada torna o logolícia em um site eficiente para ver e postar logos e ainda é facilmente acessado mesmo por alguns celulares. O site, por exemplo, se apresenta mto bem num Iphone.
A interface foi mantida extremamente simples e focada para facilitar o usuário a alcançar o objetivo de ver logos.

Quais foram os principais elementos inseridos neste projeto para estimular a interatividade do usuário com o site? E quais os desafios para a sua implementação?
Para o logolícia se manter ativo, precisamos constantemente que novos logos sejam enviados pelos usuários. Assim, manter um ambiente dinâmico que facilite as postagens é o principal desafio do projeto.

A avaliação dos trabalhos e a possibilidade de debate também contribui com o ambiente social do site, que estimula o autor a acompanhar o seu logo e saber o que as pessoas acham a respeito.

Quais fatores influenciaram no design das interfaces deste projeto?

O design foi concebido visando informar as funcionalidades do site, todos os elementos “decorativos” existem unicamente como sinalização.

Como também queríamos que o site fosse simpático, criamos um logo+slogan sob o conceito de que ver logos é tão delicioso quanto morangos (quase foi um bolo). Essa identidade refletiu nas cores de todo o site, links, etc.

As proporções incomuns de alguns elementos na interface também tornam o site divertido, alguns exageros, como o tamanho do botão enviar, por exemplo, sempre gerou repercussões bem-humoradas :)

Que tipo de retorno este projeto trouxe para a sua carreira? Como você procurou mensurar os resultados obtidos em seu desenvolvimento?

Fizemos o logolícia pois sentimos falta de uma fonte de referência de bons logotipos feitos para o mercado nacional. Desde então recebemos muitos elogios por parte dos usuários e isso já nos faz satisfeitos.

Como o projeto é voltado para o mercado de design, foi positiva a repercussão no nosso meio, ganhamos algumas divulgações espontâneas e fomos listados como uma boa fonte de inspiração.

Mensuramos os resultados com a freqüência em que recebemos logos, são diversos diariamente e esse número tem sempre aumentado mais, juntamente com a a qualidade dos logos. Assim que o site vai ficando mais conhecido, os logos enviados e que não entram na galeria vão sendo cada vez mais incomuns – o que é ótimo, principalmente para quem visita o site.

(1) sobre: “logolicia é peixe grande!”

  1. […] O logolicia é finalista do Peixe Grande 2009, júri técnico! :) leia mais. […]