dialética





artigos


dilema no uso da internet rica

1/10/08 | 4 comentários

O dilema no uso da internet rica

Normalmente o principal objetivo de um site é publicar um conteúdo que seja indexável e acessível, fatores que são prejudicados ao escolhermos uma solução full-flash.

Hoje ainda é recomendável publicar uma redundância do site em html, o que afeta diretamente o custo do projeto. Com o custo e benefício inferior, essa decisão precisa ter uma boa justificativa.

O uso do flash é pertinente em casos específicos, como produtos de publicidade, que exploram o apelo emocional, ou ainda, para aplicações didáticas como e-learning, entre outras. Os recursos interativos que o flash oferece se bem utilizados, podem enriquecer a experiência destes produtos.

Porém, ainda é recorrente o desenvolvimento de flash sites que poderiam ser totalmente em html e evitar que elementos fundamentais, como o nome da empresa, tenham a mesma prioridade semântica que o texto “fechar” em algum lugar do site. Uma perda considerável por conta de uma ou outra animação, que na prática não traz nenhum beneficio para o usuário. Para estes casos, estão cada vez mais à disposição frameworks e outros recursos que possibilitam a prática de elementos dinâmicos, fazendo uso apenas de javascript.

Mesmo que os processos de indexação do conteúdo em flash estejam sendo aprimorados, se não há um real motivo para o uso do flash, devemos optar por soluções em html ou pelo menos híbridas, separando conscientemente elementos que podem ser omitidos nas buscas.


publicado na revista webdesign, out/08 [ pdf ]

(4) sobre: “dilema no uso da internet rica”

  1. Eduardo Loureiro

    Cara, se metade das pessoas envolvidas com web tivesse essa sua percepção a web de longe seria bem melhor.

    Abraço,

  2. Daniel Blumenthal

    fala Eduardo! pois é cara.. apesar de que eu tb fui responsável por sujar um bocadinho a web por um tempo, mas tudo evolui não é? hahaha :) grande abraço

  3. Marcos

    Cinceramente, acho issu uma opinião meio ultrapassada. Tem q se lembrar que flash n é mais usado apenas para elementos animados ou meramente como elemento de enfeite.

    Citando frameworks, hj em dia jah existem frameworks mvc para flash

    Em muitos casos, um layout 100% em flash é pertinente e eficiente. Atendendo a hot-sites, games e aplicações RIA com desempenho mais rápido e seguro q as baseadas em JavaScript.

    uma das RIAs mais eficientes
    https://buzzword.acrobat.com/

  4. Daniel Blumenthal

    Oi Marcos, vc disse q a opinião era ultrapassada, mas concordou q “o uso do flash é pertinente em casos específicos” :) Claro que jogos, e-learning, alguns apps, etc. podem ficar geniais como o ex. da Adobe que vc citou.

    Minha opinião é voltada aos projetos do cotidiano (enorme maioria), normalmente sites que apresentam um conteúdo.. Tanto é que o site da própria adobe é híbrido. Utilizam o flash apenas em áreas mais publicitárias, o que é bastante pertinente.

    Abraço!