as fontes disponíveis aqui não têm finalidade funcional. Foram geradas experimentalmente e com pressa, apenas para a praticar o processo de criação tipográfica durante a faculdade (2004).
Daniel Blumenthal.ttf
Tipologia gerada a partir da escrita com a mão. O alfabeto foi escrito manualmente em papel para depois ser escaneado e vetorizado. Não oferece métricas necessárias para o uso.
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mesclada duh.ttf
Tipologia gerada a partir da mescla entre formas de fontes diferentes. Uma delas com serifa e outra sem serifa bold. Não oferece métricas necessárias para o uso.
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Fontographer 4.1.4.6
Ainda que as regras sejam estabelecidas para serem desrespeitadas, escrupulosamente observadas, mal-entendidas, reavaliadas, readequadas e subvertidas, a melhor regra básica é a de que as regras nunca devem ser ignoradas. Jeffrey Keedy, 1994
- Para ótima legibilidade, escolha tipos clássicos, formas de tipos testadas pelo tempo, com uma trajetória comprovada
- Tenha em mente não usar muitas fontes diferentes ao mesmo tempo
- Evite combinar fontes que tenham aparência muito similar
- Texto composto todo em maiúsculas retarda severamente a leitura. Use caixa alta e baixa
para uma ótima readability (leiturabilidade)
- Para corpo de texto, use tamanhos que os estudos de legibilidade mostraram ser os mais
readable (entre 8 e 12 pontos, considerando também diferentes alturas – x-height)
- Evite usar diferentes corpos e pesos de tipos ao mesmo tempo
- Use corpo de texto em book. Evite fontes que pareçam extremamente pesadas (heavy) ou
claras (light)
- Use fontes de largura média. Evite fontes que pareçam extremamente expandidas ou
condensadas na largura
- Para corpo de texto, use espaço entre letras e palavras consistente para obter uma
textura parelha, ininterrupta
- Use largura de linhas apropriadas. Linhas muito curtas ou muito compridas rompem o
processo de leitura
- Para corpo de texto, use espaço entre linhas que facilmente conduza o olhar de uma linha
para a seguinte
- Para uma ótima readability, use alinhamento à esquerda
- Esforce-se para que as terminações das linhas (rags) sejam rítmicas
- Indique claramente os parágrafos, mas tenha cuidado para não perturbar a integridade e a
consistência visual do texto
- Evite linhas órfãs e viúvas sempre que possível
- Enfatize elementos do texto com discrição, sem perturbar o fluxo de leitura
- Mantenha sempre a integridade do tipo. Evite distorcer arbitrariamente as letras
- Sempre alinhe letras e palavras pela linha de base
- Quando trabalhar com tipo sobre cor, assegure-se da existência de contraste suficiente
entre os tipos e o fundo
"Tipografia é transformar um espaço vazio num espaço que não seja mais vazio. Isto é, se
você tem uma determinada informação ou um texto manuscrito e precisa dar-lhe um formato
impresso com uma mensagem clara que possa ser lida sem problema, isso é tipografia. Mas essa
definição tem o defeito de ser muito curta.
Tipografia pode ser também algo que não precisa
ser lido. Se você gosta de transformar partes dessa informação em algo mais interessante,
pode fazer algo ilegível, para que o leitor descubra a resposta. Isso também é possível, e
isso também é tipografia. Escrita à mão é tipografia. Fazer letras à mão também é
tipografia.
Tipografia é a arte de escolher o tamanho correto, o comprimento certo da linha,
de escolher as diferentes espessuras das informações do texto. Ela pode incluir cor, que dá
um outro significado à palavra. Se você imprimir algumas partes em vermelho, elas se
transformam numa outra informação. A tipografia inclui regras para o uso de linhas, formas
positivas e negativas, aplicação de retículas, letras em diferentes contrastes de
claro-escuro e de tamanhos pequenos e grandes”.
Wolfgang Weingart
Para Jan Tschichold era necessário pôr um ponto final nos excessos decorativos do Art Nouveau, e criar uma tipografia funcional, cujo objetivo principal era a clareza.
- A nova tipografia tem cariz funcional
- A função de qualquer tipografia é a
comunicar na forma mais
breve, simples e incisiva possível.
- Para que a tipografia possa ser meio de
comunicação social, requer organização.
- As áreas livres (não impressas) do papel
são elementos de comunicação de importância igual
à das partes impressas.
- A organização externa é a composição feita com os
contrastes mais intensos [simultaneidade], através de formas,
tamanhos e pesos diferenciados.
- Um desenho tipográfico consiste na
criação da relação lógica e visual entre as
letras, as palavras e o texto a serem compostos num layout.
- Podem utilizar-se linhas (barras) de
orientação vertical e diagonal, como meios de
organização interna.
- A prática do diagramação elementar exclui o uso de qualquer tipo de ornamento, deve-se evitar o uso decorativo, pseudo-artístico e
especulativo de elementos.
- A ordem dos elementos deve
basear-se na estandardização do formato dos
papéis.
- 10. Quer na tipografia, quer em outros campos, o desenho elementar
não é absoluto ou definitivo.